IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional


Chamados pelo nome
Xavier Pikaza


Projeto Emaús
Dom Eurico dos Santos Veloso




Bíblia: a grande companheira
Patrizio Rota Scalabrini


Pedi ao Dono da messe que mande operários
IPV



mais produtos


Recados

"Olá, muito bom poder contar com este espaço interativo; que nos ajuda sempre buscar reinventar novas maneiras de fazer conhecer e amar Jesus. Parabéns! Ir. Antonia - canossiana."


Ir. Maria Antonia







O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) começa a ser organizado no final dos anos 1980, a partir de iniciativa do então Setor Vocações e Ministérios da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A ideia era convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações. Dessa iniciativa nasce um primeiro encontro, marcado pela partilha de experiências no campo da animação vocacional, como expressão dos diversos carismas. O encontro foi realizado no dia 26 de maio de 1989, em São Paulo (SP), no Centro Rogate do Brasil.

Após este primeiro encontro, sentiu-se a necessidade de dar continuidade à experiência. Os institutos e as congregações voltam a se encontrar no dia 03 de novembro de 1989, na casa dos Padres Barnabitas, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião foi apresentada uma visão da pastoral vocacional no Brasil e feita uma reflexão sobre a possibilidade da criação de um instituto de pastoral vocacional.

Os institutos voltam a se reunir em 20 de abril de 1990, no Centro Rogate do Brasil. Na ocasião tratou-se das várias maneiras de investir na formação dos animadores vocacionais. Um novo encontro foi realizado no dia 08 de novembro de 1990, na sede da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil), naquela época no Rio de Janeiro (RJ). Decidiu-se somar esforços em três áreas: a) motivar os carismas para estarem a serviço da Igreja; b) oferecer subsídios vocacionais no contexto da nova evangelização; c) aprofundar a integração entre pastoral da juventude e pastoral vocacional (PV-PJ).

O quinto encontro foi realizado nos dias 1º e 02 de maio de 1991, em São Paulo, no Centro Rogate do Brasil. Buscou-se aprofundar e viabilizar as três áreas acima mencionadas. O sexto encontro foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro de 1991, em Três Rios (RJ), na comunidade das Filhas do Divino Zelo. Deu-se continuidade à explicitação dos carismas, ao aprofundamento da reflexão teológica e ao encaminhamento dos projetos.

O sétimo encontro foi realizado nos dias 18 e 19 de maio de 1992, em Santos (SP), na comunidade dos Sacerdotes Operários Diocesanos. Teve por objetivo a continuidade da partilha da riqueza dos carismas, no contexto da pastoral vocacional da Igreja no Brasil, e encaminhar os vários projetos inerentes aos objetivos do grupo: integração PV-PJ, vídeos vocacionais, Instituto de Pastoral Vocacional, texto com o perfil das várias congregações e institutos com carismas vocacionais e subsídios para o mês vocacional.

O oitavo encontro de preparação ao nascimento do IPV foi realizado nos dias 09 e 10 de novembro de 1992, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na comunidade das Filhas do Divino Zelo. Além dos assuntos de rotina, fez-se uma avaliação e um aprofundamento das observações, impressões e sugestões em relação à proposta da criação do Instituto de Pastoral Vocacional. Nesta reunião foi tomada a decisão de convocar provinciais e delegados das congregações e institutos para, no dia 15 de março de 1993, reunirem-se em vista da pré-fundação do IPV.

O nono encontro foi realizado nos dias 10 e 11 de maio de 1993, em São Paulo, na casa das Missionárias de Maria Mãe dos Apóstolos. Houve uma apreciação dos vários encaminhamentos para a criação do IPV (estatutos, regimentos, atividades, estruturas, objetivos). Foi realizada também uma manhã de espiritualidade.



No dia 15 de março de 1993, no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP), estando presentes os superiores e delegados provinciais das congregações e institutos com carismas vocacionais, acontecia a assembleia de pré-fundação do IPV. No evento foram apresentados e discutidos objetivos e estruturas do Instituto de Pastoral Vocacional. Fez-se ainda um levantamento dos recursos disponíveis e uma previsão de atividades e do calendário correspondentes.



A fundação do IPV aconteceu no dia 15 de agosto de 1993, no Centro Rogate do Brasil, em São Paulo (SP), sede atual do Instituto. Na assembleia de fundação foram aprovados os estatutos e o regimento, indicada a diretoria executiva, planejadas as atividades e serviços, culminando com a celebração litúrgica festiva.
Em todo esse processo esteve presente Dom Joel Ivo Catapan, SVD, bispo auxiliar de São Paulo, cognominado “o bispo das vocações”, falecido em 1999. Ele foi um pai bondoso, dando apoio, incentivando e animando o surgimento do IPV.
A partir de sua fundação, o IPV começou a desenvolver sua missão de servir a Igreja do Brasil no campo das vocações e ministérios, por meio de várias iniciativas, tais como: simpósios, encontros de formação, escolas para animadores vocacionais, publicações, assessorias e pesquisas.



O IPV é organizado e constituído por Congregações, Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica da Igreja Católica que tenham por carisma específico o trabalho vocacional. Rege-se pelo Estatuto Social, pela legislação brasileira, pelo Código de Direito Canônico, pelas disposições da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Conheça as congregações e os institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica que fazem parte do IPV:
• Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia
• Congregação das Filhas do Coração Sacerdotal de Jesus
• Congregação das Filhas do Divino Zelo
• Congregação das Irmãs das Divinas Vocações
• Congregação das Servas da Santíssima Trindade
• Congregação de Jesus Sacerdote
• Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus
• Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
• Fraternidade dos Padres Operários Diocesanos do Coração de Jesus
• Sociedade das Divinas Vocações



Entende-se por Departamento as atividades específicas gerenciadas pelo IPV, sob a direção de um Diretor Departamental. Atualmente o IPV conta com os seguintes Departamentos:

• Pesquisa
Prepara simpósios de estudos e seminários para aprofundar a Teologia da Vocação, analisa textos para possíveis produções de subsídios.

• Assessoria
Oferece cursos e oficinas de trabalhos que favoreçam a reflexão e a prática da animação vocacional. Organiza as ESPAVs (Escolas de Preparação de Animadores e Animadoras Vocacionais) nas diversas regiões do país, e presta assessoria vocacional a organismos, pastorais, comunidades, dioceses, congregações e institutos.

• Marketing e Comunicação
Divulga as atividades do IPV, através dos meios de comunicação e da presença em eventos afins.