IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





 
 

Rezemos pela Vida Consagrada


“Ergo as mãos feliz e renovo

os gestos da apresentação!”

 

Acolhida e Motivação

Preparar o ambiente com a imagem de Nossa Senhora e símbolos que representem a Vida Consagrada.

A. (Animador): Iniciemos nossa celebração invocando a presença de nosso Deus, que é comunidade perfeita e nos chama a participar de sua Vida.

T. (Todos): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

L1 (Leitor 1): Congregações, Institutos, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Formas de Vida Consagrada, constituem o Corpo místico de Cristo; por sua natureza definitiva, incondicionada e apaixonada de total adesão a Deus (VC, 17).

A.: No dia 02 de fevereiro celebramos a Apresentação do Senhor. É o Dia da Vida Consagrada. Homens e mulheres dedicam sua vida à missão, vivendo na radicalidade o seguimento de Cristo, através de Conselhos Evangélicos.

Canto (ou outro, à escolha)

Nossa Senhora vai por entre o povo / à luz do sol, à luz das profecias. / Leva nas mãos o seu menino lindo, no coração certezas e agonias. / Leva seu Filho ao Templo, e o sacerdote ofereceu Jesus ao Pai na luz. / Maria ergueu também as mãos em prece / e nunca mais ficaram sem Jesus.

E cada vez que eu ergo as mãos feliz / para ofertar com gosto o coração / eu me enriqueço e o mundo se enriquece / renovo os gestos da apresentação.

 

Texto Bíblico

A.: Em clima de oração, vamos ouvir o que a Palavra nos fala em Lc 2,22-40.

 

Reflexão e Partilha

L2: Os Consagrados e as Consagradas testemunham o fascínio por Cristo, na contemplação e na atividade, na solidão e fraternidade, no serviço aos pobres e aos últimos, no acompanhamento pessoal e nos areópagos modernos. E estão prontos para proclamar e testemunhar que Deus é ternura infinita.

T.: Fortalecei, ó Pai, os irmãos e irmãs que renunciaram a tudo para vos seguir.

L3: Os Consagrados e as Consagradas não se distinguem pela sua ação, mas por sua vida vivida na radicalidade dos Conselhos Evangélicos. Convivem em fraternidade com pessoas de diferentes idades, culturas e personalidades.

Tempo para reflexão e partilha: Quem são as religiosas e os religiosos para mim? Já pensei em ingressar na Vida Consagrada?

 

Oração Conclusiva

L4: Os Consagrados e as Consagradas amam os pobres, não por serem pobres, mas por serem pessoas humanas, “preferidas do Pai”.

T.: Ó Pai, abençoai nossos consagrados e consagradas, para que vivam uma vida profética e missionária.

Agenda Caminhos, fevereiro de 2009