IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





 
 

Descobrir o Rosto da Palavra


“Cristo Jesus esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo,

tomando a semelhança humana” (Fl 2,7)

Acolhida e motivação

Ambientação: gravuras que expressem o Rosto da Palavra de Deus, vela, Bíblia.

Canto inicial à escolha.

A. (Animador): Queridos irmãos e irmãs, Deus se revela o “Deus da esperança e da misericórdia”. Ele se inclina para nos olhar, com carinho de mãe, cuidando-nos. Iniciemos nossa prece...

T. (Todos): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

A.: Jesus é o Rosto da Palavra do Pai que anuncia sua compaixão. Ele caminha no meio da humanidade, sente suas alegrias e dores. Ele ressurgiu para nos mostrar o sentido pleno do Rosto de Deus.

T.: Ele nos faz entender que as Escrituras são “carne”, Palavra humana que se deve estudar e amar à luz do Divino Espírito.

 

Texto bíblico

A.: Em Jesus, o Pai se revelou simples, humano. Ele se doou até o fim. Jesus torna-se aquele que serve. Ele aproxima as relações entre Deus e a humanidade. Aclamemos a Palavra, cantando:

Fala Senhor, fala Senhor, palavras de fraternidade. / Fala Senhor, fala Senhor, és luz da humanidade.

Proclamação da Palavra: Fl 2,1-11.

Meditação e partilha

A.: Como a comunidade vive a Palavra anunciada por Jesus? Quando nos tornamos Palavra e revelamos o projeto de Jesus na comunidade?

Momento de partilha.

 

Preces

A.: Senhor, que teu Espírito Santo, luz que clareia toda escuridão, nos dê sabedoria e discernimento para acolher o Rosto da Palavra no rosto do povo, cantemos (ou rezemos):

T.: Envia teu Espírito, Senhor, / e renova a face da terra.

L1 (Leitor 1): Senhor, para que as famílias reunidas em torno da Palavra cultivem santas vocações para anunciar o teu próprio Rosto, cantemos:

L2: Senhor, para que todas as Igrejas cristãs anunciem aos povos e nações o Rosto de tua Palavra, revelando a justiça e a paz, cantemos:

Preces espontâneas. Pai Nosso.

A.: Ó Pai, Jesus é o rosto da tua Palavra, semeada na humanidade. Dá-nos um coração convertido para o serviço do reino, na unidade do Espírito Santo.

T.: Amém.

Canto final (sugestão: Utopia, de Zé Vicente - “Quando o dia da paz renascer...”).



Agenda Caminhos, julho de 2011