IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me








IPV se solidariza e apoia a "Carta ao Povo de Deus"

06/08/2020

Querido Povo de Deus,

amad@s e chamad@s pelo Senhor da messe!

 

O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em sua missão de animar as vocações, vem manifestar solidariedade e apoio aos bispos da Igreja Católica, das várias regiões do Brasil, que deixaram bem clara a sua preocupação com o atual momento em que estamos passando. A carta é dirigida a todos nós, Povo de Deus, e recorda o espírito de comunhão e vida, metas de todo aquele que acredita no Senhor da messe, que nos ama e nos chama a construir um mundo de justiça e paz.

Também queremos ver superada esta fase de tantas incertezas e tanto sofrimento do povo. Também temos consciência de que para atravessar a tempestade precisamos – mais do que em qualquer época – dialogar com instituições, líderes e organizações civis, sem meras ideologias. Reforçamos o que o próprio Papa Francisco já falou, em 2018, que “a indiferença é um vírus que contagia perigosamente a nossa época, um tempo no qual estamos cada vez mais ligados com os outros, porém sempre menos atentos ao próximo” (Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. CF-2020, n. 68). Não podemos ser indiferentes!

Também não aprovamos o uso da religião para manipular sentimentos e crenças, provocar divisões, difundir o ódio, criar tensões entre igrejas e seus líderes. Isso, certamente, é o “deus deste mundo que obscurece a inteligência” (cf. 2Cor 4,3). O momento é de unidade no respeito à pluralidade! Concordamos com a proposta de um amplo diálogo nacional que envolva humanistas, os comprometidos com a democracia, movimentos sociais, homens e mulheres de boa vontade, para que seja restabelecido o respeito à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito, com ética na política, com transparência das informações e dos gastos públicos, com uma economia que vise ao bem comum, com justiça socioambiental, com “terra, teto e trabalho”, com alegria e proteção da família, com educação e saúde integrais e de qualidade para todos.

E, finalmente, agradecemos a bênção a nós enviada por eles. Desejamos, de fato, que o Senhor da messe e Pastor do rebanho abençoe-nos, mostre-nos a sua face e se compadeça de nós, dando-nos a sua paz! (cf. Nm 6,24-26).

 

Ir. Silvânia Aparecida Pereira Coelho, sts

Presidente do IPV