IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





Artigos

 
  
 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ANIMAÇÃO VOCACIONAL

22.01.2023

O tema vocacional está em destaque e cada vez mais é urgente uma eficaz formação daqueles que trabalham especificamente nesta área. Uma preparação inadequada leva a um relativismo pastoral e à fragilidade daqueles que acompanham jovens e adolescentes, vocacionados e vocacionadas. Neste contexto surge o curso de Especialização em Animação Vocacional, um curso inédito no Brasil, que responde à necessidade de qualificar os animadores vocacionais nesta área tão importante para a Igreja e a sociedade.

O objetivo da especialização é capacitar por meio do estudo, da reflexão e partilha de experiências. Pensado em parceria com o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o curso irá proporcionar através da modalidade Ao Vivo a interação e aprendizagem contínua via dispositivos computacionais, e a interatividade dos estudantes com seus próprios pares, professores e conteúdos. As inscrições estão abertas até o dia 06 de maio e as aulas iniciam no dia 09 de maio.

O ensino a distância da Universidade La Salle privilegia a aplicação prática dos conteúdos baseados em aprendizagem ativa, em consonância com a metodologia de competências adotada pela Unilasalle. Essas metodologias envolvem a comunicação ubíqua, disponível ao estudante para acesso em qualquer espaço e tempo, com possibilidade de interação e aprendizagem contínua. Proporciona-se, dessa forma, a expressão individual e cooperativa, privilegiando a autonomia num processo de autoria e coautoria entre professores e estudantes.

O curso é voltado para cristãos e cristãs leigos(as), ministros ordenados, religiosos e consagrados(as), com graduação completa, que atuam na Equipe Vocacional Paroquial, Diocesano, Regional ou Nacional, agentes atuantes no Setor de Animação Vocacional nas suas comunidades, congregações e institutos, bem como aqueles que não atuam na Animação Vocacional, mas queiram aprofundar-se ou iniciar-se no tema. 

Serviço de Animação Vocacional

O Serviço de Animação Vocacional (SAV) é o serviço organizado da Igreja que promove e anima a dimensão vocacional e ministerial nas comunidades eclesiais. É um trabalho pastoral da Igreja que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de ação vocacional consciente e livre. O objetivo é sensibilizar as comunidades para a realidade das vocações. Através dos Serviços de Animação Vocacional (SAV) promovendo o seguinte itinerário: despertar, acolher, acompanhar, encaminhar e sustentar os vocacionados (as). 

                                                       PÚBLICO - ALVO:

O curso é voltado para cristãos e cristãs leigos(as), ministros ordenados, 

religiosos e consagrados(as), com graduação completa, que atuam na Equipe 

Vocacional Paroquial, Diocesano, Regional ou Nacional, agentes atuantes no 

Setor de Animação Vocacional nas suas comunidades, congregações e institutos, 
bem como aqueles que não atuam na Animação Vocacional, mas queiram 

aprofundar-se ou iniciar-se no tema.

Modalidade:
EAD AO VIVO

Duração do curso:
14 meses / 360 horas

Período de inscrições:
As inscrições estão abertas até o dia 06 de maio

Início das aulas:
As aulas iniciam no dia 09 de maio.

Dias e horário das aulas:
Terças e Quintas das 19h às 22h (horário de Brasília)

Matriz Curricular do curso:


Investimento:
24 x R$ 149,00

Se interessou? realize a sua inscrição
INSCREVA-SE