IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





Artigos

 
  
 

4º Congresso Vocacional do Brasil

05.09.2019

De 05 a 08 de setembro de 2019, na "capital mariana do Brasil", em Aparecida (SP), aos pés de nossa Padroeira, acontece o 4º Congresso Vocacional do Brasil. São esperadas 700 pessoas de todo o País, dos Regionais da CNBB e de organismos ou movimentos afins. Serão animadores e animadoras vocacionais, cristãos leigos e leigas, vida consagrada e ministros ordenados, refletindo sobre "Vocação e Discernimento", iluminados pela Palavra de Deus: "Mostra-me, Senhor, os teus caminhos" (Sl 25,4). 

O evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVIC-CNBB), através da Coordenação Nacional da Pastoral Vocacional/Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV). O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em sua missão de animar as vocações na Igreja do Brasil, participa da organização desde as etapas iniciais.

O evento marca a chegada de um processo que começou com o estudo e o aprofundamento do Texto-base. Foram realizados vários "pré congressos" nos Regionais da CNBB e pela Vida Consagrada Religiosa. Em tais congressos preparatórios os participantes responderam ao questionário de avaliação da caminhada vocacional nos vários contextos. Apontaram desafios, luzes, estratégias de ação, o que resultou em um retrato da animação vocacional no Brasil, especialmente na temática da juventude e do discernimento, enfoque atual.

Mas o evento também marcará o início de um novo processo. Após os dias na capital mariana transformada temporariamente em "capital vocacional do Brasil", com as reflexões dos assessores - Pe. Ângelo Mezzari e Pe. Amedeo Cencini - e as experiências de outros congressos nacionais (1999, 2005, 2010), do simpósio vocacional nacional (2014), do resultado do Sínodo dos Bispos sobre "os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional", da Exortação Pós-Sinodal do papa Francisco, "Christus Vivit", do trabalho em grupos, da convivência e orações, os congressistas terão produzido um documento conclusivo que iluminará o serviço de animação vocacional nos próximos anos.

Acompanhe o evento pelo site do congresso: www.congressovocacionalbrasil.com.br



jad