IPV - Instituto de Pastoral Vocacional



Busca



Loja Vocacional













mais produtos


Recados

"O IPV muito tem ajudado a Igreja no Brasil e agora indo além fronteiras com a Escola Vocacional! Que venham as próximas formações..."


Projeto Vocacional Vem e Segue-me





Artigos

 
  
 

A ESPAV na Província Eclesiástica de Belo Horizonte

17.08.2014

Uma experiência bem sucedida

 

A Província Eclesiástica de Belo horizonte, em parceria com o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), com a realização do IV Módulo, nos dias 30 de junho a 4 de julho, acaba de concluir a Escola de Preparação de Animadores e Animadoras Vocacionais (ESPAV). O I Módulo (Antropologia da Vocação) realizou-se em julho de 2011, o II (Teologia e Eclesiologia da Vocação) em julho de 2012, o III (Itinerário Vocacional) em julho de 2013 e o IV (A Metodologia e o Planejamento na Pastoral Vocacional) em julho de 2014. A Província  abriu suas portas e acolheu na Escola animadores vocacionais do Regional Leste II.

Aproveitamos para agradecer, em nome do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), aos coordenadores da PV/SAV da Província Eclesiástica de Belo Horizonte por esta nobre iniciativa que, ao lado de tantas outras, fortalece e amplia o serviço de animar as vocações na Igreja. Assim, juntos, em comunhão, podemos edificar a cultura vocacional que tanto sonhamos. Uma Igreja não só “assembleia dos chamados”, mas uma Igreja “chamada a chamar”.

A ESPAV na Província Eclesiástica de BH foi uma experiência bem sucedida, como podemos verificar no depoimento abaixo.

                                                                       

Irmã Nivalda Milak, FDZ

 

 

 

Por uma cultura vocacional 

 

“Em atenção a tua palavra lançarei as redes”

(Lc 5,5)

 

Imbuídos pelo espírito missionário e animados pela força do evangelho nós, da Igreja de Minas Gerais e do Espírito Santo, acolhemos a proposta do IPV como novo desafio para nossas diversas realidades, buscando a cada dia aprofundar e assumir, no seio da nossa comunidade eclesial, a antropologia, a teologia e a eclesiologia da vocação, no desenvolvimento do itinerário vocacional, que pressupõe metodologias e planejamento. Durante quatro módulos fomos construindo juntos um olhar vocacionalizado, a partir do contexto das nossas dioceses e paróquias, contemplando os desafios nessa mudança de época.

            A Igreja como sacramento de salvação, instalada no mundo, não pode cessar sua missão de anunciar e acolher homens e mulheres para o serviço gratuito e pastoral, como resposta livre ao chamado de Deus. É na vida que a vocação se manifesta como sinal concreto do amor de Deus. Todos nós trazemos a semente da vocação intrínseca em nossa vida, mas deve ser despertada e acolhida na dinâmica da comunidade. Haja vista o acompanhamento e o cultivo como fundamento essencial no perene florescer da vocação para a construção da pessoa humana identificada com a vocação trinitária, que gera alteridade e relação na vida do povo de Deus.   

            Agradecemos a iniciativa da Província Eclesiástica de Belo Horizonte que não mediu esforços para oferecer ao Regional Leste II a Escola de Preparação de Animadores e Animadoras Vocacionais (ESPAV) e ampliar a formação de seus animadores vocacionais para o trabalho ministerial em prol das vocações.

            À Arquidiocese de Belo Horizonte, em especial à PUC-Minas e ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus que com gentileza nos cedeu os espaços para a realização das atividades. Aos assessores que estiveram à frente dos módulos nos enriquecendo com suas experiências e conhecimentos. Enfim, ao IPV pela disponibilidade e dedicação com que conduziu a ESPAV em nosso Regional, nossa sincera e eterna gratidão.    

Pela intercessão de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais, roguemos a Deus por todos animadores e animadoras para que continuem firmes na missão que o Senhor lhes confiou! Que o Espírito Santo os inspire e os anime na tarefa de promover vocações diversas para uma grande missão!

 

 

Sem. Lucas Vinícius França Oliveira

(2º ano de teologia - Diocese de Sete Lagoas- MG)

 

Pe. Guilherme Miranda Stort

(Coordenador da Pastoral Vocacional - Diocese de Uberlândia- MG)